O neurologista é um médico especialista em doenças e condições que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), periférico (nervos) e autônomo.
A especialidade se concentra no diagnóstico e no tratamento de doenças como:
- Enxaqueca
- Epilepsia
- Doença de Parkinson
- Alzheimer
- Esclerose Múltipla
- AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Autismo
- TDAH
- Miastenia Gravis …
A neurologia se baseia muito na história relatada pelo paciente, assim como em seu histórico médico e medicações utilizadas, hábitos de vida, seguido pelo exame neurológico completo (que é bastante diferente do que estamos acostumados!).
A partir daí algumas hipóteses diagnósticas já são feitas podendo ser necessário solicitar exames complementares de imagem, laboratoriais e eventualmente de neurofisiologia para ajudar no diagnóstico definitivo ou descartar outras possibilidades diagnósticas semelhantes
Após tudo isso, este médico especialista desenvolve um plano terapêutico de tratamento personalizado de acordo com a condição de cada paciente que pode incluir medicações, procedimentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e eventualmente até cirurgia.
Ao diagnosticar e tratar essas condições, o Neurologista ajuda o paciente a melhorar sua qualidade de vida e, muitas vezes, a recuperar a função sua neurológica, e por isso é uma especialidade tão importante.
>> Qual a diferença entre o Neurologista e o Neurocirurgião?
Ambas as especialidades médicas lidam com o sistema nervoso central e periférico, porém a diferença entre elas é bastante significativa!
O médico neurologista é especialista em diagnosticar e tratar doenças e condições que afetem esses sistemas e que não necessitem de cirurgia. Normalmente sendo essas condições são genéticas, degenerativas, ou como dizemos “para vida toda”…
Já o neurocirurgião é um especialista em cirurgia do sistema nervoso (central e periférico) e trata doenças que exijam cirurgia ou que eventualmente possam vir a exigir algum tipo de intervenção como:
- Tumores cerebrais
- Aneurismas
- Hérnias de disco
- Traumas cranianos (TCE)
- Hidrocefalias…
Muitas vezes trabalha em conjunto com outros especialistas como neurologistas, oncologistas, hematologistas, radiologistas e ortopedistas.
Hoje em dia a neurocirurgia também realiza procedimentos de intervenção funcional em conjunto com a equipe de neurologia para colocação de aparelhos que possam amenizar os sintomas do Parkinson, reduzir a quantidade de crises convulsivas em pacientes com diagnóstico de epilepsia de difícil controle ou para controle álgico. Tais intervenções precisam ser bem estudadas e bem indicadas por ambas as especialidades, além de ter um acompanhamento posterior mais de perto.
>> Qual a diferença entre o Neurologista e o Psiquiatra?
Neurologistas e psiquiatras são especialistas em diferentes áreas da saúde mental.
Como explicado acima, o neurologista é um médico especializado em doenças que afetam o sistema nervoso, principalmente aquelas que têm causas físicas ou biológicas.
Os psiquiatras, por outro lado, são médicos especializados em saúde mental e se concentram no diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais, mentais e comportamentais que podem ter causas biológicas, psicológicas ou sociais. Exemplos incluem:
- Transtornos Alimentares
- Transtornos de Personalidade
- Esquizofrenia
- Depressão
- Ansiedade
- Transtorno Bipolar
- Abuso de álcool e outras substâncias
- Dependência de medicamentos…
Embora existam algumas condições que possam ser tratadas tanto por neurologistas quanto por psiquiatras, as duas especialidades são diferentes e abrangem diferentes áreas da saúde mental. Dependendo da condição a ser tratada, é importante consultar o especialista apropriado.